Fiação elétrica: 20 cuidados essenciais para a instalação dar certo

Alguns cuidados são mais que importantes na hora de instalar uma fiação elétrica, para levar mais segurança à rede, assim como durabilidade e resistência da estrutura.

Pensando nisso, juntamos os nossos mais de 30 anos de atuação no segmento de dutos e também a opinião dos nossos profissionais para fazer uma lista de dicas. Ou seja, cuidados que ajudarão você a fazer uma instalação de maior e melhor qualidade.

Dicas para uma fiação elétrica segura e de qualidade

A seguir, separamos todas as dicas por tópicos específicos, para ficar mais fácil o entendimento. Veja:

Especificações

1 – A bitola escolhida para os condutores (fios e cabos) deve estar de acordo com o indicado nas especificações do projeto; as quais devem também de acordo com as normas pertinentes.

2 – Além delas, a quantidade máxima permitida de condutores em cada conduto (eletroduto, canaleta ou outros), também precisa respeitar as especificações.

Condutores

3 – Os condutores flexíveis são ideais para facilitar na hora da instalação, além de evitar que se quebrem em curvaturas mais agressivas.

4 – Revestimento anti-chama e dupla camada de isolação também são fatores importantes para levar mais segurança ao local.

5 – Ao desencapar um condutor, tome o tempo necessário para garantir que não ocorra nenhum rompimento.

Enfiação

6 – A etapa de enfiação deve ser feita, somente, após a realização dos revestimentos (teto, piso e parede), impermeabilizações (quando feitas), telhamento e colocação de vedação (portas e janelas).

7 – Os condutores devem ser colocados apenas depois de garantir a instalação completa dos condutos (eletroduto, canaleta ou outros), bem como toda a sua estrutura (caixas de piso, passagem e/ou derivação).

Proteção

8 – Em hipótese alguma as instalações dos condutores podem ser feitas sem estarem protegidas por um conduto (eletroduto, canaleta ou qualquer outro invólucro próprio para isso).

9 – A fiação (instalação de condutores) fica mais protegida quando colocada em canaletas de alumínio, pois é um material mais durável, possui blindagem eletromagnética e pode ser usado em instalações aparentes, embutidas ou sob o piso.

10 – Não faça a instalação dos condutores de energia elétrica em dutos que não sejam exclusivamente para esse tipo de passagem, ou que tenham as devidas divisórias internas para fazer a separação e evitar interferências.

Emendas

11 – Cuidado com os locais onde os condutores terão emendas, o mais indicado é que elas sejam feitas dentro das caixas (de passagem, derivação ou ligação — isto é exigência de Norma).

12 – As características do isolamento de emendas deve ser equivalente às dos condutores que foram usados nas instalações.

13 – Emendas mal feitas, assim como fios desencapados, são também responsáveis pelo desperdício de energia em um sistema.

Bitolas

14 – Não erre nunca mais o tamanho das bitolas, use o parâmetro permitido por norma sempre.

15 – Para circuitos de tomadas, a bitola mínima permitida é de 2,5mm²; e, para circuitos de lâmpadas, 1,5mm².

Improvisos

16 – Evite os improvisos, ou melhor, as “gambiarras”. Quando não levam a risco de acidente, podem ainda comprometer todo o desempenho da rede e precisar de manutenção antes do tempo (corretiva).

17 – Nunca coloque o condutor neutro como fio terra, essa prática é totalmente incorreta.

18 – O uso de disjuntores antigos é desencorajado, assim como o reaproveitamento de outra rede (disjuntor superdimensionado). Isso porque, em caso de sobrecarga, ele pode não desarmar e causar um acidente.

Ética e compromisso

19 – Use as normas de instalações elétricas para oferecer um serviço de total segurança e padronizado de acordo com os parâmetros de qualidade da regulamentação nacional.

20 – Use materiais de qualidade na execução de qualquer instalação elétrica, de marcas comprometidas e de credibilidade no mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos