Quando optar por tomadas de piso em vez de instalações nas paredes?

Bom, já vamos começar esse conteúdo dizendo que a forma mais prática de colocar tomadas no piso é através de canaletas de alumínio. Assim, você dispensa as obras no chão, facilita futuras manutenções e até a adição de novos pontos de conectividade.

Dito isso, fica o questionamento: quando optar por tomadas instaladas em canaletas no chão, e não nas paredes? Essa prática costuma ser adotada quando há a necessidade de ligar aparelhos em partes do local onde não há tomadas por perto. Ou seja, geralmente, em ambientes grandes.

Veja alguns exemplos:

Esteiras e aparelhagem de academia

Em academias, é muito comum que as esteiras e demais aparelhagens fiquem espalhadas por todo o espaço, nem sempre próximas de paredes. Por isso, as canaletas para piso acabam sendo uma ótima solução para levar tomadas para todos os pontos que necessitem.

Salas de conferência

Nesse caso, como o costume é usar mesas de centro, nem sempre o acesso às tomadas em parede é prático.

Então, ao puxar um caminho com canaleta pelo chão, é possível colocar a conectividade bem no centro do ambiente, facilitando a conexão de diversos aparelhos — como notebooks, celulares, tablets, monitores de apresentação e mais.

Salas de montagem e fábricas

Quando falamos em salas de montagem, nos referimos aos espaços onde colaboradores trabalham com peças e finalizações de produtos, sendo um trabalho em série ou individual.

Em suma, geralmente, o trabalho é feito em grandes salas, com uma estação de trabalho central, que também vai gerar a mesma necessidade do exemplo anterior: uma tomada que chegue até o centro do espaço, para conectar aparelhos diversos.

Mas, as fábricas em geral, podem ter a mesma necessidade de puxar pontos de tomada em espaços distantes das paredes.

Grandes escritórios

Em escritórios muito amplos, sempre vai ter aquelas ilhas de trabalho que ficam mais distantes da parede. Sendo assim, uma forma de distribuir tomadas por toda a extensão do espaço é usando canaletas de piso.

Canaleta SLIM da DUTOTEC
Fonte: DUTOTEC

Além disso, facilita a conectividade com equipamentos de apresentações (monitores móveis, por exemplo), leva mais opções de tomadas para os colaboradores (ninguém fica de fora) e torna o ambiente mais versátil para mudanças e realocações.

Cuidados para escolher essas canaletas

Nós temos um guia completo para ajudar você a escolher canaletas de piso para o seu projeto. Mas, em resumo, os cuidados necessários na hora da escolha, são:

  • Resistência à tráfego de pessoas (e maquinário, em ambientes fabris);
  • Bordas rentes ao chão, para evitar acidentes (tropeços, por exemplo);
  • Blindagem eletromagnética, para possibilitar a instalação de vias de cabos;
  • Material que resista à condições naturais, como a corrosão;
  • Entre outros.

Geralmente, indicamos a nossa canaleta Duto Slim para os projetos que precisam de tomadas sobre o piso. Conheça mais sobre essa possibilidade, que cumpre todos os requisitos que citamos acima.

Caso o seu projeto necessite de uma capacidade maior de cabos, entre em contato com a nossa equipe, que ajudará você a encontrar o modelo ideal de canaleta e a dimensioná-las! Seja o seu projeto para instalações externas ou internas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos