Projetos de laboratórios exigem atenção especial à funcionalidade, segurança e higiene.
Por isso, para profissionais que trabalham com instalação elétrica e estruturas de cabeamento, a escolha das canaletas é uma etapa essencial para garantir um ambiente organizado, eficiente e dentro das normas.
Abaixo, vamos explorar os benefícios das canaletas de alumínio, como escolher o modelo ideal e exemplos de aplicação prática com as canaletas Dutotec.
Porque investir em canaletas de alumínio para laboratórios
As canaletas de alumínio se destacam pela durabilidade, segurança e fácil manutenção.
Para laboratórios, onde é fundamental garantir um ambiente higiênico e resistente, essas características fazem toda a diferença. O alumínio é um material resistente à corrosão e, ao contrário de outros materiais, não acumula umidade, evitando o surgimento de fungos e bactérias.
Além disso, as canaletas de alumínio proporcionam uma instalação elétrica mais organizada e de fácil acesso na parte interna, facilitando reparos e modificações. Com isso, elas reduzem custos de manutenção e prolongam a vida útil do sistema.
Além disso, as canaletas de alumínio possuem blindagem eletromagnética, que protege toda a estrutura interna contra ruídos magnéticos, em outras palavras, uma proteção contra a interferência eletromagnética (EMI).
Como escolher a melhor canaleta de alumínio para laboratórios
Escolher a canaleta de alumínio ideal requer atenção aos benefícios exclusivos do produto. Por exemplo, no caso das canaletas Dutotec, você encontra:
- Linhas completas, com diversas opções e acessórios, curvas e equipamentos;
- Canaletas em tamanhos e capacidades diferentes, para diversos tipos de projetos;
- Modelos com uma ou mais divisórias internas.
Além disso, ao optar por canaletas da Dutotec, você tem a opção de escolher o acabamento NoBact, ideal para projetos em laboratórios, já que aumenta a proteção contra microrganismos.
Importância do acabamento NoBact
Um dos fatores mais importantes ao escolher canaletas de alumínio para laboratórios é o acabamento. A tecnologia NoBact, uma opção dos modelos da Dutotec, oferece proteção antibacteriana, reduzindo a proliferação de microrganismos.
Ou seja, essa característica é essencial em ambientes laboratoriais, onde a higiene é uma prioridade. Sendo assim, optar por canaletas com acabamento NoBact significa elevar o padrão do projeto, garantindo maior segurança para usuários e equipamentos.
Modelos de canaletas Dutotec para laboratórios
A Dutotec oferece uma ampla gama de canaletas de alumínio, projetadas para atender às necessidades específicas de ambientes como laboratórios. Alguns dos nossos modelos mais usados em laboratórios, incluem:
- Canaletas Standard: para instalações aparentes ou embutidas, tem uma boa capacidade interna para cabos e mais flexibilidade nas divisórias, podendo ter duas, uma ou nenhuma.
- Canaletas R40: para instalações aparentes, uma canaleta mais robusta, para alto volume de cabos, com uma divisória interna fixa.
Essas opções podem ser personalizadas com o acabamento NoBact, tornando-os ideais para o uso em ambientes que demandam controle rigoroso de higiene.
Case das canaletas Dutotec aplicadas em laboratório
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) inaugurou o seu primeiro Laboratório de Biossegurança Nível 3 (NB3) e na estrutura elétrica e de cabeamento, as canaletas Dutotec foram escolhidas para compor a infraestrutura do novo espaço.
Em um projeto moderno, a infraestrutura conta com nossas canaletas de alumínio, que desempenham um papel fundamental na segurança e na organização dos sistemas de cabeamento, garantindo eficiência e confiabilidade ao ambiente.
Para saber mais, leia a matéria completa “UFRGS inaugura laboratório e canaletas Dutotec estão no projeto”. Ou, se você deseja pedir um orçamento, entre em contato com nosso atendimento através do formulário ou WhatsApp.