A DUTOTEC R40 é a nossa linha de canaletas mais robusta para instalações aparentes, além de ser versátil — atende a projetos de cabeamento estruturado, fiação elétrica ou ambos em uma mesma estrutura.
Além disso, foi pensada nas instalações aparentes para todos os tipos, comerciais, corporativas e residenciais.
Conheça os detalhes sobre as canaletas R40 para saber quando essa será a melhor escolha para os seus projetos:
Taxa de ocupação alta
A linha de canaletas R40 é a que possui maior taxa de ocupação, principalmente para projetos de cabeamento estruturado — pois atende as categorias 6, 6A e 7. A sua capacidade máxima de ocupação é de 3450mm² (nas medidas de 117x35mm).
Por isso, é ideal para projetos robustos de cabeamento estruturado, ou grandes estruturas que precisem de canaletas para fazer a passagem tanto de cabos de redes de dados como de fiação elétrica. Isso porque a divisão interna é um grande benefício na separação de cabos e falaremos dela a seguir.
Divisória interna e blindagem
As canaletas da R40 possuem uma divisória interna fixa, ou seja, duas passagens de tamanhos diferentes, na proporção ⅔ em uma e ⅓ na outra.
Como a divisória interna é do mesmo material da canaleta, em alumínio, esta estrutura promove a blindagem eletromagnética entre cabos com propósitos diferentes. Além disso, serve também para separar cabos de redes de fios elétricos.
Pintura antibacteriana
Uma das opções de pintura da canaleta R40 é o branco NO BACT, ou seja, um acabamento que impede a proliferação de bactérias. Ideal para ambientes hospitalares, clínicas de saúde, clínicas veterinárias e outros ambientes relacionados.
Conformidade com normas nacionais e internacionais
Todas as canaletas DUTOTEC estão em conformidade com os parâmetros contidos em normas nacionais e internacionais, e não seria diferente com a linha R40. Inclusive, se você quiser conhecer os itens que seguimos na NBR, na íntegra, confira:
- Normas e canaletas [PARTE I]: como a DUTOTEC se enquadra na NBR da elétrica;
- Normas e canaletas [PARTE II]: como a DUTOTEC segue a NBR de cabeamento estruturado.
Em suma, as principais normas atendidas pelas canaletas da linha R40, são:
- EIA – TIA 568 A/B;
- 569, NBR – Biossegurança Máxima;
- NBR 14136:2012;
- NBR 60884-1;
- NBR-5410 – Instalações Elétricas em Baixa Tensão (até 1.000 V).
Um exemplo prático: nas peças de curvas, temos o raio de curvatura de 40 mm, que é uma indicação de normativas nacionais e internacionais para que os cabos telecomunicações e os fios elétricos tenham o seu melhor desempenho.
Além disso, a linha R40 também possui relatórios de desempenho sobre a interferência eletromagnética para 250Mhz e 1GHz (Cientec) e ensaios de flamabilidade (IEC 1084-1 / IEC 60695-2-11.
Segurança contra incêndios
É claro que seguir as normas faz com que as canaletas R40 sejam mais seguras e de qualidade em desempenho.
Porém, os materiais de sua composição são os grandes responsáveis por diversos fatores positivos, como a durabilidade, proteção de cabos/fios e, também, segurança contra incêndios.
Isso porque 95% da linha tem sua fabricação em alumínio anti-chama e 5% (acessórios, equipamentos e outras peças) em termoplástico de Engenharia ABS/PC-V0 (isento de halogêneos com homologação na UL94 e diretriz ROHS).
Design das canaletas e peças da linha R40
Por fim, o design das canaletas e peças complementares da linha R40 foram feitas pensando em durabilidade e acessibilidade. Por exemplo:
- A tampa é fixada por pressão, o que evita a entrada de insetos, pequenos animais e outros fatores externos que possam comprometer a estrutura;
- A fixação dessas tampas também foram pensadas para facilitar futuras manutenções de cabos e fios nas canaletas;
- Os porta-equipamentos (para instalação de tomadas e conectores) possuem design rotativos, o que facilita a conexão dos plugues de dispositivos e aparelhos eletrônicos.
Use as canaletas R40 da DUTOTEC em seus projetos
Seja um especificador DUTOTEC e use a linha R40 e nossas outras canaletas de alumínio em seus projetos.
Para saber os benefícios dessa parceria, chame nossa equipe no WhatsApp, agora mesmo!