Normas e canaletas [PARTE II]: como a DUTOTEC segue a NBR de cabeamento estruturado?

Semana passada, na parte um deste conteúdo, nós falamos sobre as NBRs da elétrica e como a DUTOTEC se enquadra nessas normas. Hoje, iremos falar sobre outro tipo de estrutura em que nossas canaletas são muito usadas e sua NBR: o cabeamento estruturado.

Em resumo, as normas responsáveis por esse papel, dentre outras, são:

  • NBR 14565: cabeamento estruturado para edifícios comerciais e data centers.
  • EIA/TIA 568-A: cabeamento de telecomunicações “Cat 5e” para edifícios comerciais;
  • EIA/TIA 568-B.2.1: cabeamento de telecomunicações “Cat6” para edifícios comerciais;
  • EIA/TIA 569-A: caminhos e espaços de telecomunicações para rede interna estruturada;
  • EIA/TIA 606-A: administração de infraestrutura de telecomunicações.

Agora, vamos fazer a relação de alguns pontos bem importantes dessas normas e como as nossas canaletas cumprem o indicado por elas.

Proteção contra interferência eletromagnética

Sem dúvidas, o principal cuidado em instalações de redes de telecomunicações é com a interferência eletromagnética, que já falamos muito aqui no blog.

Em suma, isso acontece quando o campo magnético gerado por um tipo de cabo com corrente elétrica, (daí o termo “interferência eletromagnética”), interfere em outro cabo diferente, causando ruídos, surtos de tensão, frequências instáveis e outros problemas.

Para isso, as canaletas utilizadas nas instalações de cabos precisam ter algum sistema (estrutura) que faça a blindagem eletromagnética. No caso da DUTOTEC, por serem canaletas de alumínio, apenas a adição de seções internas para a separação de fios já é o suficiente para blindá-los.

Além disso, é importante usar derivações, também em alumínio, para fazer a blindagem em passagens cruzadas, como no exemplo abaixo:

Blindagem eletromagnética
Exemplo de como é feita a blindagem eletromagnética em uma passagem cruzada em canaletas de alumínio.

Vedação que impeça a infiltração de ativos externos

Esse cuidado é maior para instalações embutidas, mas também precisa ser considerado em instalações externas. Isso porque as canaletas precisam proporcionar a vedação total dos cabos em seu interior, para evitar a infiltração de:

  • umidade;
  • raízes — quando a instalação é localizada perto de plantas e no chão;
  • insetos e roedores — ratos, por exemplo;
  • material de obra — durante a instalação embutida, não pode entrar argamassa ou demais substâncias líquidas ou pastosas;
  • interferência eletromagnética externa – além da interferência interna (dos cabos de energia sobre os cabos de redes), é fundamental também a proteção contra as interferências externas e isto se consegue com fabricação das canaletas em alumínio, com uma perfeita vedação entre tampa e canaleta (duto).

Por isso que as canaletas DUTOTEC possuem tampas com encaixe por pressão.

Esse mecanismo é o que garante total fixação e isolamento contra interferências, mas sem abrir mão da praticidade para manutenção. Isso porque, nesses casos, será necessário abri-las e fechá-las novamente, mas sem perder a capacidade de vedação da tampa.

Outras especificações para cabeamento

As normas trazem outras recomendações, que até são relacionadas com as canaletas, mas o cuidado maior acaba sendo pela parte do instalador. Por exemplo:

  • O ideal é que as canaletas sejam contínuas, sem emendas — salvo curvas e derivações — e, quando possuírem emendas, estas devem manter a maior conectividade/continuidade possível;
  • Manter os fios tensionados (retos) durante todo o percurso pela canaleta;
  • Não pressionar os cabos um contra o outro — cuidado com o volume e a capacidade de cada canaleta;
  • Entre outros.

Inclusive, é para garantir que os cabos fiquem alocados de forma correta, a DUTOTEC tem várias linhas de canaletas, com tamanhos, capacidades e divisórias indicadas para diferentes necessidades de instalação.

Entre em contato conosco e peça um orçamento para o seu projeto!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos artigos